Você está aqui: Entrada / Notícias / 2017 / Intervenção assistida por animais - Quais os benefícios da terapia?
Intervenção assistida por animais - Quais os benefícios da terapia?

 

O contato e a convivência com animais sempre trouxe benefícios ao homem. Com a descoberta das Terapias Assistidas por Animais (TAA), as sensações de conforto e calma comuns a essa relação passaram a fazer parte do processo terapêutico de tratamento de diversas doenças, com eficiência testada cientificamente.
Neste tipo de terapia, o animal é parte integrante do tratamento, ajudando o paciente no desenvolvimento das suas capacidades psico-motoras.
Para promover melhorias significativas no funcionamento emocional, social, físico e cognitivo, as sessões têm objetivos previamente definidos e são sempre realizadas por profissionais certificados.
Essas terapias podem ser utilizadas no tratamentos de pessoas com deficiencias mentais ou problemas de aprendizagem, crianças e adultos com dificuldade de adaptação social, idosos em lares de repouso e pacientes com problemas físicos ou psicológicos.
O contacto direto entre as pessoas e os animais, promove a sensação de bem-estar no paciente e muitos dos que não conseguiam expressar os seus sentimentos ou ter gestos de carinho, passam agora a ser capazes, graças ao auxílio do convívio com animais.
Um dos animais mais utilizados na Intervenções Assistidas por Animais é o cão, porém, gatos, coelhos, tartarugas, cavalos e burros, também são comuns em terapias de recuperação e reabilitação. A escolha da espécie mais adequada para o tratamento é feita sempre através de uma avaliação inicial.
Apesar de contar com atividades diferentes, elaboradas para cada necessidade, a TAA tem como fundamento a interação entre pessoas e animais. O simples contacto com o animal já pode trazer inúmeros benefícios para o paciente.

Esta é uma área em progresso, com ausência de profissionais certificados e com ótimas saídas profissionais.

Se tem interesse em obter uma certificação nesta área, contacte.nos! Temos a solução que procura.