Técnicas de Apoio à Gestão
Objetivos Gerais:
Dotar os formandos de conhecimentos, competências e ferramentas que lhes permitam executar e desenvolver eficazmente as tarefas de apoio à gestão;
Assegurar eficazmente os fluxos de trabalho, de comunicação e de documentos;
Utilizar corretamente as ferramentas informáticas de apoio à gestão, mais concretamente ao nível da gestão de bases de dados (Excel) e gestão de E-mails (Outlook);
Planear e organizar a agenda de tarefas inerentes à respetiva função, de forma a otimizar o tempo e recursos disponíveis;
Desenvolver tarefas profissionais em cálculo e processamento salarial, IRS, Segurança Social, trabalho corrente contabilístico de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e cumprimento das obrigações fiscais declarativas em sede de IVA.
Destinatários – Ativos Empregados
Área de Formação – 862 – Segurança e Higiene no Trabalho
Modalidade de Formação – Reciclagem, Atualização e Aperfeiçoamento
Forma de organização da formação e Metodologias – Formação presencial / Método ativo e demonstrativo
Duração – 12 horas
PROGRAMA DA AÇÃO:
Módulo 1 – Suporte Administrativo
Perfil do secretariado do século XXI: competências e qualidades essenciais
Atendimento a clientes/parceiros; Comunicação presencial (face-to-face); Assertividade na relação comunicacional; Tratamento e gestão de reclamações e conflitos.
Principais ferramentas do secretariado
Uso eficaz do telefone/telemóvel: atitude, postura, termos e palavras proibidas, regras e procedimentos da comunicação.
Gestão da informação e comunicação (Microsoft Excel; Microsoft Outlook)
Gestão documental
Tipologia de documentos
Planeamento e gestão de tarefas e da agenda profissional
Como utilizar o tempo de forma eficaz e produtiva
Módulo 2 – Noções de contabilidade
2.1. Processamento de Salários: Cálculo de remunerações. Elaboração da folha de férias. Retenções na fonte. Folhas de remunerações para a Segurança Social. Processamento de vencimentos e tratamento de todas as necessidades internas e externas da empresa. Utilização da aplicação: Tabelas, Ficheiros, Processamento e Mapas.
2.2. IRS: Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do Imposto a pagar ou receber pelos contribuintes.
2.3. Prática de Contabilidade: Introdução ao SNC e regras de movimentação das contas. Organização mensal da Contabilidade e classificação de documentos de acordo com o plano de contas. Documentação Comercial e Faturação.
2.4. IVA: As obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em IVA. Liquidação e Deduções. Casos Práticos sobre o preenchimento da declaração periódica do IVA.
Mais informação sobre o curso e inscrições
Telefone
+351 253 094 266
geral@sabforma.pt
SEDE
Praça do Comércio nº25
4700-370 Braga
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DELEGAÇÃO
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