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Notícia sobre síntese de reclamações entradas na asf em 2020
Segundo o relatório publicado recentemente no Portal da ASF sobre Gestão de Reclamações, a ASF informa que deram entrada na Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) no ano de 2020, 8549 processos de reclamações, menos 14% em comparação com 2019.
Tudo indica que esta explicação está justificada, por um lado, com as medidas de confinamento tomadas a partir de março com a quebra de reclamações e por outro, nas alterações introduzidas pela ASF, nos procedimentos de reclamação junto da Autoridade de supervisão, que fizeram com que o número de reclamações apresentadas diretamente reduzisse.
As grandes alterações disseram respeito ao facto de as reclamações passarem a ser encaminhadas para o Portal do Consumidor e pelas alterações introduzidas no formulário de apresentação de reclamações.
Curiosamente, cerca de 40% das reclamações recebidas tiveram como meio de utilização o Livro de Reclamações Eletrónico que passou a ser o meio de reclamações mais utilizado pelos reclamantes. Como se sabe, este meio apenas entrou em vigor em julho de 2019.
O 1º trimestre de 2020 foi o período em que entraram um maior número de reclamações, sendo que o 2º trimestre foi o período de entrada de menor número de reclamações.
Relativamente à caraterização das reclamações concluídas, temos a referir que cerca de 87% dessas reclamações, disseram respeito aos Ramos Não Vida e cerca de 13% aos Ramos Vida.
Nos Ramos Não Vida as modalidades de seguro Automóvel e Incêndio (incluindo o Multirriscos), corresponderam a cerca de 63% do total das reclamações concluídas destes Ramos.
Sobre o Ramo Vida (13%) os seguros de Vida Risco representaram cerca de 8% do total das reclamações concluídas do Ramo e os produtos financeiros, tais como PPR e outros produtos de capitalização, os restantes 5%.