Ética e Postura Profissional

Objetivos Gerais:

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: Conhecer as noções de ética e de moral; Relacionar o domínio da ética com a interioridade da intenção e o domínio da moral com a exterioridade da norma, numa perspetiva profissional; Compreender em que consiste a Ética Profissional e o Código Deontológico; Relacionar os conceitos de ação moral, responsabilidade e consciência moral, inseridos na dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições; Conhecer as virtudes essenciais para ser considerado um bom profissional; Analisar criticamente os problemas éticos, inerentes às situações profissionais; Treinar a capacidade de compreender, interpretar, analisar e criticar critérios de conduta, relacionados com o código deontológico do trabalho, na instituição; Analisar comparativamente algumas perspetivas deontológicas, relativamente aos critérios de apreciação da moralidade das regras e normas éticas, no contexto profissional; Compreender os diferentes problemas éticos suscitados pelo cumprimento ou não das regras éticas do trabalho.

Destinatários – Ativos Empregados

Nº máximo de Formandos por Ação – 20 formandos

Modalidade de Formação – Reciclagem, Atualização e Aperfeiçoamento

Forma de organização da formação e Metodologias – As sessões de formação são apoiadas em meios multimédia (Projetor, Computador, colunas de som) e desenvolvidas com base em métodos pedagógicos ativos, suportados ocasionalmente pelo método expositivo. Serão igualmente marcadas por atividades práticas e exercícios reflexivos. Quando a entidade informar a área de negócio, os casos práticos e exercícios serão ajustados e aplicados à área de negócio e contexto específico.

Duração – 16 horas

Síntese do Curso:

 I: Igualdade de Oportunidades e de Género

II: A dimensão ética – profissional: análise e compreensão da experiência convivencial.

III: As dimensões pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições: responsabilidade, liberdade e consciência moral

IV: A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de algumas perspetivas filosóficas

V: Discussão de Casos Práticos (consoante a área de negócio da empresa)

Material Necessário: Sala com mesas e cadeiras suficientes para número de formandos; quadro branco; projetor multimédia; Computador e colunas de som; Manual de formação; Casos práticos policopiados e em vídeo.

Material a disponibilizar: Dossier do formando; textos de apoio e exercícios; Certificado de formação profissional (SIGO)

 

Mais informação sobre o curso e inscrições

Telefone

+351 253 094 266

Email

geral@sabforma.pt

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