Nova Directiva de Distribuição de Seguros

Objetivo Geral:

Dotar/atualizar e/ou aperfeiçoar os conhecimentos de seguros, numa perspetiva de permanente adequação às exigências do mercado/organização, numa ótica de melhoria contínua ao nível da atividade seguradora, com base na nova Diretiva de Distribuição de Seguros (DDS) e nova Lei nº 7/2019

Objetivo Específico:

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender a nova Diretiva de Distribuição de Seguros (DDS);

  • Compreender a nova Lei sobre distribuição de seguros, Lei nº 7/2019;

  • Quais os riscos financeiros assumidos pelos tomadores de seguros

  • Quais os critérios a ter presente nas carteiras de seguros e fundos de investimento;

  • Quais os direitos a observar em caso de liquidação dos fundos de investimento;

  • Eliminar os PONTOS DE IRRITAÇÃO dos clientes;

  • Elevar o nível de relacionamento com os clientes;

  • Aumentar a fasquia da qualidade do serviço;

  • Compreender as razões do novo documento de identificação do produto de seguros (DIPS / KID);

  • Conhecer as novas ferramentas aplicadas aos seguros;

  • Conseguir MUDAR OS PROCESSOS / SEREM INOVADORES;

  • Melhorar o sistema de sinistros;

  • Gerir melhor o tempo e alterar processos de trabalho;

  • Conseguirem ser os novos GESTORES DA RELAÇÃO;

  • Compreender os DESAFIOS DO DIGITAL na atividade seguradora.

Enquadramento

A nova Diretiva de Distribuição de Seguros (DDS) visa uma melhoria da regulamentação deste mercado, harmonizar as condições para todos os canais distribuidores. Os objetivos globais da presente são  “uma concorrência sem distorções, a proteção dos consumidores e a integração dos mercados”. Tal será concretizado através de uma maior responsabilização e dever de informação por parte dos operadores, com exigências constantes de um maior aperfeiçoamento e Formação Contínua, procurando incessantemente conhecer e mais facilmente percecionar as pretensões dos consumidores, bem como da estabilidade do seu volume de negócios para permitir a continuidade da sua atividade. De acordo com o apresentado, os Distribuidores de Seguros terão que frequentar, anualmente, ações de formação de atualização/reciclagem certificadas.

Destinatários – Ativos empregados / Agentes de seguros, Corretores de seguros e Mediadores de seguros a Título Acessório.

Modalidade de Formação – Reciclagem, Atualização e Aperfeiçoamento

Forma de Organização da Formação – Formação presencial / E-Learning

Nº de formandos por ação (máximo) – 15 formandos

Duração – 15 horas

Temas em destaque na ação de formação:

1) A Importância da nova Diretiva de Distribuição de Seguros

a) Princípios básicos;

b) A diretiva da harmonização (DDS);

c) A Nova Lei nº 7/2019

d) Aumento da proteção dos consumidores;

e) Promover o investimento;

f) A profissionalização como meta a atingir;

g) Distribuição de seguros a título acessório (agências de viagem, empresas de aluguer, outros);

h) Deveres especiais de informação;

i) As razões do novo documento de identificação do produto de seguros (DIPS / KID);

j) Bases remuneratórias (criação de mínimos de comissionamento);

2) Fundos de Investimento e Distribuição de Seguros

a) Riscos financeiros assumidos pelos tomadores de seguros;

b) Critérios a ter presente nas carteiras de seguros e fundos de investimento;

c) Direitos a observar em caso de liquidação dos fundos de investimento;

3) O Digital na atividade seguradora

a) Conhecer as novas ferramentas digitais;

b) Utilizar corretamente as novas ferramentas digitais;

c) Os novos meios de acesso à atividade seguradora;

d) O cliente continua a ser soberano;

e) Utilização das novas ferramentas de forma colaborativa com as empresas de seguros;

f) As novas tecnologias e a criatividade no seu uso;

4) Os novos Gestores da Relação com os clientes

a) Normas de ética na comercialização de produtos de seguros;

b) Õ processo negocial dos seguros na atividade seguradora e bancária;

c) Análise do cliente para melhorar a qualidade no atendimento;

d) O GESTOR DA RELAÇÃO;

e) Ser inovador e aceitar a mudança de processos;

f) Como aumentar o peso institucional dos distribuidores junto das empresas de seguros;

 5) Como criar novos modelos e melhorar o sistema de sinistros

a) Eliminar os pontos de irritação dos clientes;

b) Eliminar barreiras e agilizar processos;

c) O digital nos sinistros;

d) Analisar as novas tendências e aplicar os novos conceitos;

6) Gestão do tempo na atividade seguradora

a) Como gerir melhor o tempo e o seu verdadeiro aproveitamento;

b) O foco nas coisas concretas;

c) A relação profissional e a família;

d) Criar uma agenda sem ferir as relações profissionais, sociais e familiares

Mais informação sobre o curso e inscrições

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